4 truques para ler melhor

Resultado de imagem para ler

4 truques para ler melhor

Do mesmo modo que estabelecemos propósitos que nos ajudam a melhorar a nossa vida, é importante que quando você coloca a ler, você também tem seus objetivos claros.
Com um objetivo em mente, nosso cérebro é capaz de concentrar os seus esforços, o que se traduz em eficiência.
parece a obvio?
Pois a verdade é que tenho encontrado muita gente que ignora a importância dos objetivos. Mesmo rejeita algo tão simples como ter um par de minutos para estabelecer bons propósitos antes de ler. Acreditam que estão perdendo o tempo.

Depois te explico 4 exercícios essenciais para otimizar sua leitura. Não subestimá-los embora pareçam muito simples.

Imagem relacionada

1. Examina o conteúdo
Pensa que é a primeira coisa que você faz quando um novo livro cai em suas mãos.
Se você é como eu, você abre, lê a tampa traseira, a considerar o índice, etc.
Mas o certo é que a grande maioria se lança à leitura sem delongas. Isso é um erro crucial que você corrigir de imediato.
Antes de ler, acostume-se com o conteúdo.
Se é um livro, veja o número de páginas, lê a contracapa, a biografia do autor, obras relacionadas… Olha o índice e preste atenção ao comprimento dos capítulos. Há imagens? Como um dos títulos mais te chama a atenção? Que palavras se repetem?
Se você é um PDF artigo online: baixa até o final para saber o comprimento, fique atento para a distribuição dos parágrafos, os títulos e as ideias sublinhadas. Você tem muitos links para outras páginas? O que há de comentários e recomendações?
Isto é muito importante. Por quê?
Isso vai dar um lectus na sua mente e vai ajuda-lo a criar um mapa mental do temário que vai cobrir, como fazem os professores no início do novo curso, além de reforçar o padrão de compreensão da leitura.
Desta forma auxílios a focar a atenção e a ajustar suas expectativas do texto antes mesmo de começar. Pode ser que depois de um olhar rápido se dar conta de que não é tão útil quanto parecia.

2. Você sabe por que você está lendo?
Ter uma estratégia prévia é igual a otimizar o tempo que você vai investir neste material.
A razão por que você decidiu investir o seu tempo é vital, e deve ser reconciliado com o que você deseja obter da leitura.
O ler por prazer e para passar o tempo? Você tem que estudar o conteúdo para um exame e necessita de reter informações específicas? Você faz isso porque o título tem causado curiosidade? É uma leitura recomendada ou obrigatória?

Imagem relacionada

Acredite em mim: não é a mesma atitude com que se lê em diferentes contextos.
A clareza que lhe proporciona ter um propósito específico ajuda a que o seu cérebro mantém detalhes importantes e relevantes para você. As idéias que não estão tão relacionadas, passam mais despercebidas.
Economizar seus esforços: é isso que você está fazendo.
O exercício que mais recomendo é escrever em um papel à parte e tê-los à vista em todo o momento. Parece um pouco cansino, mas deves saber que há estudos que provam que escrever propósitos e mantê-los à vista, você ajuda a aumentar suas chances de sucesso em 42%!

3. Ser crítico
Há muita gente que lê dando as coisas por sentadas, sem exercer esse maravilhoso órgão chamado cérebro.
Acho que esse é o pior erro de todos.
Eu não quero que você faça isso. Se há algo extraordinário sobre o ser humano é a nossa capacidade para ser críticos.
Atenção! Ser crítico não significa criticar no sentido comum da palavra. Há vezes em que um está de acordo, e outras em que não. E há ainda zonas cinzentas em que estamos de acordo, mas só até certo ponto.

Essas e outras informações você pode encontra em nosso livro: Deu No Poste