Aposentadoria RURAL E HÍBRIDA

Alguns tipos de aposentadoria que podem ser observadas são; a aposentadoria por idade rural e a aposentadoria híbrida.

A aposentadoria por idade rural traz ao trabalhador do meio rural 5 anos a menor no quesito da idade, ficando assim estabelecido 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.

Porém, ao completar esses anos é necessário ainda está laborando no meio rural para poder só então solicitar o benefício.

Fora isso, os dois (homem e mulher) devem comprovar o período de trabalho rural de 15 anos.

No que tange a aposentadoria híbrida, ela funciona da seguinte maneira; é possível que o trabalhador junte o seu período de trabalho no meio rural com o seu tempo de trabalho no meio urbano.

Já que é comum que o cidadão comece sua vida laborativa na área rural e depois de alguns anos se mude para o meio urbano, sendo essa a forma que a previdência social encontrou para que esse período de trabalho rural não tenha sido em vão.

Nesse caso, a idade é ser levada em conta será a da aposentadoria por idade urbana; 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Mas para o tempo de contribuição é somado com o período da atividade rural para completar o período de carência de 15 anos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aquele segurado que já se aposentou, mas deseja continuar trabalhando, deve voltar a contribuir para a previdência social. Já que, contribuindo novamente, ele terá direito aos benefícios previdenciários, como o salário maternidade, salário família e etc.
  • Se o benefício não for concedido de forma administrativa, o contribuinte tem a faculdade de entrar com um processo judicial. Para isso, é fundamental o auxílio de um advogado especializado na área.
  • A empresa que possui um dos seus empregados com mais de 65 anos se for homem ou 60 anos se for mulher, poderá pedir a aposentadoria compulsória daquele empregado junto ao INSS.

COMO REALIZAR O PEDIDO DO BENEFÍCIO?

É bastante simples para o segurado da Previdência Social Realizar a consulta do benefício do INSS. Para isso ele vai precisar de um computador ou celular e acesso a internet.

Primeiro deve-se agendar junto ao INSS sua consulta. O procedimento é bastante simples. Primeiro você deve entrar no site do INSS que realiza o agendamento, para isso basta digitar no Google “INSS AGENDAMENTO”.

Depois você deve escolher a data e a hora em que deseja agendar junto a Previdência e imprimir o seu comprovante.

Lembre-se de levar o documento com você, e de sempre conferir se os todos os seus dados foram inseridos corretamente para evitar qualquer tipo de problema na hora de realizar o seu pedido

DIFICULDADES TÉCNICAS

Algumas dificuldades podem aparecer na hora do segurado entrar no site do INSS, uma delas é de o site não entrar. Se este é o seu problema, não se desespere, o Primeiro passo é verificar se está tudo certo com o seu computador ou celular. Se continuar, tente entrar por outro local, um celular de um amigo, ou uma lan-house.

Se o problema no site da Previdência continuar, você deve ir diretamente ao posto de atendimento do INSS mais perto de você e conversar com um dos atendentes e pedir uma senha de atendimento, visto a impossibilidade marcar seu pedido de aposentadoria por computador.

Espero que todos tenham entendido o que significa aposentadoria rural e híbrida. Se tem outro dúvida, a Previdência Social e seus funcionários podem sempre tirar qualquer problema que por ventura venha a surgir.

Fonte: http://ajudagov.com/portaldoservidor/portal-do-servidor-ma-pe-sc-pi-pr-ba-rj-mg-df/