Como melhorar o desempenho em equipe

Resultado de imagem para desempenho em equipe

Como melhorar o desempenho em equipe

O empresário, escritor e especialista em gestão de equipas Patrick Leoncini enumera cinco disfuncionalidades que podem prejudicar a boa saúde e funcionamento de uma equipa de trabalho até o seu total desaparecimento. Cada uma dessas disfuncionalidades faz com que possa emergir a seguinte, ocasionando uma queda imparável para a equipe de trabalho.

Ausência de confiança.
A confiança é um componente essencial sem a qual não pode se desenvolver o trabalho em equipe. É necessário que os componentes do grupo de trabalho possam compartilhar opiniões, pontos de vista e críticas sem medo; bem como pedir ajuda, aceitar suas limitações e carências, quando a situação o exija. Isso ajudará a fortalecer o computador, podendo oferecer reforço o que se necessita, diminuindo assim a possibilidade de erro fracasso.

Medo do conflito.
Em caso de discrepância, desacordo, um grupo de alto rendimento deve ter a capacidade de discutir de forma construtiva os temas que sejam fonte de conflito. Os componentes da equipe devem ser capazes de questionar opiniões contrárias de forma respeitosa, assertiva e construtiva.

Falta de compromisso.
O compromisso que devem assumir os membros do grupo deve ser firme e claro. Se eles sentem que não podem mostrar suas opiniões, que elas não são ouvidas, não se sentirão identificados com os acordos propostos. Por este motivo, nas reuniões que se realizem deverá contar com o consenso de todos, será necessário que fique claro o plano de ação, bem como os acordos alcançados.

Fugir da responsabilidade.
Às vezes, os membros da equipe tendem a evitar conversas difíceis. Um computador saudável deve ter a capacidade de exigir dos membros que o integram, que cumpram com suas responsabilidades, que altere o seu comportamento, se este não é o esperado. Deve haver a capacitação dos membros para exigir explicações e correções com a finalidade de considerar o desempenho ideal do equipamento.

Falta de atenção aos resultados.
Se o computador não coloca o foco em resultados coletivos, a luta pelo status e o ego individual fará com que este acabe por falhar.
Deste modo, tendo em conta as contribuições de Leoncini, um líder que quer dirigir uma equipe de alto desempenho, você deve:

Ser intolerante com os comportamentos que eles odeiam falta de confiança.
Promover o conflito construtivo.
Procurar um compromisso firme.
Conseguir com que os componentes se exijam um alto desempenho.

Fazer com que todos se concentrarem nos objetivos coletivos.
Por outro lado, o escritor e especialista em management Kenneth Blanchard, em seu livro Liderança de alto Nível analisa as sete características que deve cumprir um computador de alto desempenho, e nos expõe com a sigla

Ótimos resultados.
O compromisso grupal deve atingir altos padrões e resultados significativos. A equipe deve melhorar os métodos de trabalho eficazes para a tomada de decisões e o enfrentamento de adversidades, minimizando o impacto destas situações sobre o desempenho. Os membros devem desenvolver habilidades em processos de dinâmicas de grupo, bem como no cumprimento de tarefas.