Dicas De Nutrição Para Prevenir A Hipertensão Arterial

Dicas De Nutrição Para Prevenir A Hipertensão Arterial

As melhores dicas de nutrição para prevenir a hipertensão arterial
Prevenir a hipertensão melhorar os valores de nossa pressão arterial através de uma alimentação adequada é possível. A dieta DASH, dá-nos as bases para fazê-lo.

A hipertensão pressão arterial elevada é uma condição muito comum entre a população: é a doença cardiovascular mais prevalente e a causa do maior número de acidentes vasculares cerebrais. A hipertensão ocorre quando medimos a nossa pressão arterial sistólica e diastólica em repetidas ocasiões e estas encontram-se acima de 140/90 mmHg.

É verdade que a hipertensão é multifatorial e que uma boa parte das causas podem ser genéticas, mas existem certas condições como a obesidade, o sedentarismo, o consumo excessivo de sal e cafeína e o consumo de álcool que favorecem o seu aparecimento e que, por sorte, nós podemos controlar. A mudança de vida para hábitos saudáveis, incluindo o controle do peso e manter uma vida ativa podem ajudar a prevenir o aparecimento de hipertensão

A dieta DASH como aliado contra a hipertensão

A dieta DASH (Dietary Aproximações to Stop Adaptation) não é uma dieta milagrosa , como a maioria das dietas com nome e sobrenome” ao nosso redor. Trata-Se de algumas dicas especiais dietéticos alimentares que nos permitem manter a pressão arterial para listra, evitando possíveis problemas futuros de hipertensão, reduzindo a pressão arterial em pessoas que já apareceu nesta condição.

São dicas especiais dietéticos gerais que devemos adaptar sempre ao nosso caso pessoal. Por isso, o primeiro e o melhor conselho que podemos dar é que recorramos a um nutricionista-nutricionista que estude o caso de forma particular e que possa trabalhar em nossos hábitos alimentares de forma totalmente personalizada, tendo em conta todas as nossas condições pessoais.

As bases da dieta DASH

A dieta DASH é basicamente uma dieta muito baixa em sódio e rica em outros micronutrientes como cálcio, magnésio e potássio, além de ser rica em fibras. Vejamos quais são as recomendações gerais de uma dieta DASH reduzir a pressão arterial:

Reduzir o consumo de sódio: normalmente tendemos a usar em nossos pratos muito mais sal conveniente, procurando, deste modo, adicionar um gosto maior apetência para a nossa mesa.

Reduzir o consumo de sal de mesa é o primeiro dos conselhos que nos dá esta dieta, podendo substituí-la por especiarias e ervas aromáticas que continuarão dando o sabor da nossa comida. Os pratos pré-cozinhados e congelados costumam usar produtos ricos em sódio para sua conservação, de modo que também teria que reduzir seu consumo.

Reduzir o consumo de gorduras saturadas: encontram-se presentes em muitos dos produtos processados que encontramos nos supermercados, como a pastelaria industrial, chocolates, sorvetes, gelados… e também enchidos, que também nos dão uma grande quantidade de sal.

Priorizar o consumo de gorduras monoinsaturadas: nosso organismo precisa de fazer um aporte de gordura diária para o seu bom funcionamento, por isso é importante escolher as fontes apropriadas Em nosso país é muito fácil fazer um bom aporte de gorduras de boa qualidade através do óleo de oliva extra-virgem , um de nossos produtos estrela.

Consumir proteínas de qualidade provenientes de peixes, carnes magras e ovos: No caso de fontes de proteína vegetal, podemos optar por legumes, ou suplementos que contenham estes itens como a Colastrina e outros similares.

Dicas Para Prevenir O Excesso De Peso Em Crianças

Cada vez são mais as crianças que sofrem de excesso de peso. O motivo é determinado por vários fatores, como, por exemplo, a alimentação preparada, cheia de gorduras saturadas e trans e os hábitos mais sedentários que surgiram devido às novas tecnologias.

Como evitar o excesso de peso infantil: dicas e recomendações

Para poder evitar o excesso de peso, é importante que vamos prestar mais atenção aos hábitos de alimentação e exercício que fazem os mais pequenos. Nesta fase de sua vida, têm que se alimentar corretamente para poder crescer fortes e saudáveis, por isso, alguns produtos preparados destinados para crianças” têm que olhar com lupa.

Aqui estão os conselhos para prevenir o excesso de peso em crianças e que te ajudarão a mudar seus hábitos de alimentação e saúde com ou sem suplementos como quitoplan e similares.

Controle a sua despensa

Este é um truque essencial para conseguir evitar que as crianças têm excesso de peso. Em vez de ter sua despensa repleta de bolos, biscoitos e chocolate, reduz ao máximo estes produtos e tenha frutas mais variadas, iogurtes e lanches saudáveis que ajudam a saciar o seu apetite de forma saudável.

Incentiva o esporte e o exercício físico

Durante a fase da infância, as crianças estão mais ativos e com muita energia e, por isso, é interessante que seja possível aproveitar esta vitalidade para promover hábitos saudáveis. Mire em aulas específicas de basquete, natação, dança, patinação, etc., é algo muito aconselhável para conseguir que sejam ativos e que evitem ter uma vida em excesso sedentária.

Você também pode incentivá-las a que se exercitem sem sair de casa, criando uma atividade em família que ative o corpo: por exemplo, fazer yoga, concursos de dança, artes marciais, etc. Relacionar a atividade com a diversão é a melhor maneira de prevenir o excesso de peso infantil.

Nada de bebidas açucaradas

É muito comum que, durante a época de crescimento, se lhe derem as crianças sucos embalados refrescos para matar a sua sede. Este hábito é totalmente desencorajado porque ambas as opções são muito ricas em açúcares.

Em seu defeito, recomenda-se que beba mais água , se quiser que tomem mais frutas, faça com que os sucos são naturais e feitos em casa. Desta forma, você garante que estão a tomar uma bebida nutritiva e 100% saudável.

Ofereça sempre fruta

Também é muito comum dar às crianças sobremesas pensados para eles como creme, os flans, os copos de creme de leite e chocolate, e assim por diante. Se bem que estes sobremesas gosta muito das crianças, também é verdade que estão cheios de açúcares e de calorias vazias e, portanto, têm que ser limitado a 1 a 2 vezes por semana.

Para sobremesa, não há nada melhor do que a fruta do tempo preparações mais elaboradas como uma rica macedónia. Você também pode optar por iogurtes, mas garante que sempre sejam desnatados, para, assim, controlar as gorduras que dá ao seu filho.

Rações adequadas à sua idade e tamanho

E, por último, é importante que o pequeno tenha um prato adaptado à sua idade e às suas necessidades calóricas. Muitas vezes, servimos um prato semelhante ao de uma criança de 8 anos e outro de 12, o certo é que suas necessidades biológicas não são as mesmas.

Temos que adaptar suas rações e dar-lhe aquilo que realmente precisa de seu corpo. Neste sentido, o mais aconselhável é que fale com o seu pediatra para que te oriente e te indique a quantidade que você deverá tomar.